segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Saídas Culturais marcam semana do CIEJA



          Durante a semana de 16 a 20 de agosto, os alunos de todos os módulos e turnos participaram de saídas culturais para diversos eventos. Cerca de 150 educandos puderam assistir a um espetáculo, visitar a Bienal do Livro ou apreciar um sarau na Câmara da Cidade de São Paulo.
         
Gipsy, um espetáculo inesquecível


         
          Na tarde do dia 18 de agosto, os alunos da manhã e da tarde, acompanhados das professoras Leny e Marta, assistiram ao musical Gipsy, um clássico da Broadway. O espetáculo é baseado na história real da stripper Gipsy Rose Lee, que apoiada pela sua mãe vive em função de se transformar em uma estrela de teatro.


          Todo o glamour do Teatro Alfa e a participação no elenco de atores da TV encantou os educandos. Segundo o aluno Diego Borges, "parece que a gente estava sonhando".

Bienal do Livro: o CIEJA também marcou presença



          Os alunos do CIEJA, período matutino e noturno, também foram à Bienal do Livro e ficaram encantados com a diversidade de editoras e livrarias que expunham no evento.

          O período noturno visitou a Bienal no dia 18 de agosto e o matutino no dia 19. Os alunos frequentaram os estandes, assistiram pequenas apresentações, compraram livros e conversaram com autores de livros.



          Os educadores também aproveitaram para usar seus vale-livros, distribuídos pela Prefeitura de São Paulo aos profissionais do ensino como forma de incentivo à leitura e à formação. Foram tíquetes no valor de 50 reais utilizados nos estandes dos expositores da feira.

Alunos participam de Coquetel e Sarau na Câmara Municipal


          Na noite de 19 de agosto, acompanhados das professoras Eli, Marlene Elias e Marlene Robles, os alunos visitaram as dependências da Câmara Municipal de São Paulo, onde ocorreu um Sarau lítero-musical para o lançamento dos livros "Poetivivendo” e “Amigos da Sandice", do poeta Anesino Sandice. O evento reuniu poetas de vários pontos da cidade de São Paulo e de outros estados.

A importância educacional das saídas culturais

          As saídas culturais são tão importantes para os alunos jovens e adultos quanto a aprendizagem da escrita, da leitura e do cálculo, pois possibilitam que esses educandos usufruam de bens culturais que, sem o incentivo da escola, eles dificilmente teriam acesso devido às suas condições sócio-econômicas. Dessa forma, toda vez que o nosso educando tem contato com um mundo diverso daquele ao qual está habituado, há a oportunidade de vivenciar novas experiências e ampliar sua visão de mundo. Como disse Dona Celeste, aluna do 4A, "se eu partisse hoje, morreria feliz de ter conhecido tudo isto".

Nenhum comentário:

Postar um comentário